18/09/2015     Design  

A importância de pensar no UX Design

  Gabriel

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Para aqueles que ainda não sabem, User Experience (abreviado para UX) é a qualidade da experiência que a pessoa passa ao interagir com algum design, seja em um app, uma landing Page, um site, ou algum software.

Realmente, mobile e aplicativos com base em web vêm se tornando cada vez mais instigantes e complicados. Já se foi o tempo em que as páginas eram apenas comandos e textos e imagens. Sem dúvida, esse avanço vem tornando tudo “web-based” bem mais interativo do que estávamos acostumados, e isso significa que a experiência do usuário se tornou importante para o sucesso do seu app, site ou seu  produto e empresa. 

Claro que o UX Design não se limita somente à área digital. É muito importante manter esse pensamento na experiência de quem está em contato com o seu design. Seja online ou não. 

Uma boa experiência de usuário determina se seus clientes (visitantes ou usuários) continuarão e voltarão à sua página ou app novamente, e como eles irão considerar o seu produto a partir desse primeiro contato.

 

“ Some people think design means how it looks, but of course, If you dig deeper, it is how it works.” – Steve Jobs

(Algumas pessoas pensam que design é como algo aparenta, mas claro, se você olhar mais a fundo, é como ela funciona.)

 

Então o que o usuário procura?

 

É fácil reparar: nos tempos de hoje, quem decide a compra é o cliente (veja aqui) . Foi-se o tempo onde marcas e produtos ditavam a oferta e procura no mercado. Com todo esse avanço digital e a imensa disposição de informações por toda a web, as decisões desses clientes são tomadas visando a melhor experiência que eles podem encontrar com  sua página, app ou produto. Um bom UX designer precisa saber medir como o usuário interage com seu design e se eles se sentem confortáveis ao usa-lo.

 

Somos todos criaturas do hábito…

 

Dizem que a prática leva à perfeição. Pode não ser bem assim, mas se tratando de pessoas, a repetição constante cria hábitos, e no design, eles têm que ser levados em consideração. Somos criaturas do hábito, isso diz muito sobre como interagir corretamente com eles. 

O exemplo abaixo mostra como  um menu tem um impacto muito grande na UX do seu app ou Page.

components_tabs_usage_example5             components_tabs_usage_example6

O usuário já é acostumado a determinados padrões presentes em grande parte dos apps ou páginas mais usadas por eles.  “Ah, não importa como é o menu, o importante é estar ali.” Esse é o modo como grande maioria das pessoas sem algum conhecimento de UX design pensa, mas até mesmo onde coloca-lo é um fator de grande importância.

Nesse caso, a falta de padrão no menu, interfere no hábito já criado pelo usuário (por convenção de outros apps que mantém esse padrão de menu), além de prejudicar a visualização das imagens da galeria.

Outro exemplo de um design mal pensado:

Um usuário teve um problema para criar um evento em um app, pois clicou no botão de cancelar ao final da tarefa:  (fonte)


Android right left done button

Os dois botões são diferentes ( cancel e done) mas o usuário apertou o cancel pois está habituado com o botão de concluir que sempre está presente no canto esquerdo. O hábito é mais rápido que o olhar. Não pensar em como o usuário está acostumado e como ele quer receber a informação pode causar um desconforto na usabilidade e objetividade da sua página ou seu app. Muitos falham por não seguir esses pensamentos, resultando na quebra do hábito do usuário. Isso causa um erro entre o que o usuário quer fazer e o que o app realmente fez.

 

E como isso me afeta?

 

Digamos que você está em busca de um produto, entra no primeiro site mas ele é muito desorganizado, e você não consegue encontrar o que procura (mesmo sendo um site especialista no que esteja procurando), logo, você não terá uma impressão favorável deles. É mais provável que você sairá da página e buscará outra opção. Frustração é o sentimento mais comum ao acessar uma página desordenada, lenta e difícil de usar. Se você tem um negócio, e o seu site está causando confusão nos seus usuários, as chances são que eles não permaneçam por muito tempo na sua página e procurem soluções em outros lugares (mais provável seus concorrentes diretos).

Mais da metade das buscas realizadas atualmente são feitas via dispositivos mobile (por praticidade de se ter um celular ou tablet em mãos). Por isso é essencial que seu site seja configurado para que seus usuários tenham a chance de usá-lo da melhor forma possível, com uma boa experiência e assim causando uma boa sensação no usuário ao acessar sua página ou app.

Por isso um bom UX design se torna tão importante. Primeiras impressões são as que marcam. Ainda mais na internet, um lugar onde seus usuários não esperam mais do que um ou dois segundos para encontrar o que precisam (Sério, é tão rápido assim mesmo).

Sua página precisa captar a atenção de seus usuários logo no primeiro contato. Se eles não gostaram do que viram ou sentiram, as chances de clicarem no “X” e pular para a próxima alternativa são bem grandes.

Comentários

comentários