21/07/2016     Marketing por dados  

Marketing Dashboards – Tomadas de decisão em tempo real

  Rodrigo Nascimento

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Cada vez mais, as tomadas de decisão em empresas precisam ser menos intuitivas e mais racionais. Nas décadas de 80 e 90, isso era algo praticamente impossível ou impensável para PMEs e até mesmo grandes empresas.

Com toda evolução da tecnologia e recursos disponíveis, principalmente com o crescimento da internet em todo o mundo, o que era relativamente impossível, passou a se tornar realidade. Hoje, podemos monitorar resultados de campanhas, ações e estratégias de marketing seja para o ambiente online, seja para ambiente físico. Recursos não faltam, mas a pouca tradição ou cultura de dados principalmente das empresas brasileiras nos atrasa um pouco no avanço dessa evolução.

Não podemos reclamar que esse ou outro recurso é caro, porque mesmo pequenas empresas podem acompanhar de perto seus resultados, sua equipe de vendas, entre diversas outras possibilidades. Basicamente, isso nos traz uma tomada de decisão racional e em curto prazo, praticamente sem qualquer dúvida sobre o caminho a ser seguido.

Desde janeiro do ano passado, na Buscar [ID], estamos estudando melhores formas de mostrar essas informações em tempo real e possibilitar toda a equipe acompanhar e tomar decisões rápidas. E, agora, vou mostrar como conseguimos colocar em prática nosso projeto/produto ID control.

Em fevereiro de 2016, implementamos na Buscar [ID] duas TVs que passam durante todo o dia em Dashboards os resultados de nossos clientes, e assim acompanhamos o comportamento dos usuários em tempo real nos possibilitando tomar decisões no momento em que acontece algo fora do padrão de comportamento diário.

O que são dashboards?

Dashboards são nada mais que um conjunto de métricas e indicadores (normalmente os principais) reunidos em um único local para que tenhamos uma visão macro seja de vendas, aquisição de leads, melhores vendedores, entre várias outras mensurações.

A “mágica” dos dashboads está atrelada a conseguir lhe mostrar um volume de informações relevantes do negócio e lhe dar total poder de tomar decisões ou obter conhecimento/ciência de algo fora do padrão de comportamento em seu negócio em um curto espaço de tempo. Isso garante agilidade em tudo. Você pode deixar de perder dinheiro, e ter grandes insights que podem reverter um resultado ruim do mês, ou até mesmo melhorar radicalmente seus números com uma decisão tomada.

Exemplo: Posso montar um dashboard de estabilidade de um e-commerce de um cliente. Com isso, vou saber em tempo real se o site saiu do ar, ou se está com uma performance de velocidade abaixo do comum. Com essas duas informações, posso agir rapidamente para não atrapalhar as minhas vendas ou performance geral do e-commerce.

Todas as informações são criadas em um formato de fácil compreensão, utilizando diversos tipos de gráficos e estrutura de informação. Muitas pessoas acham que a construção de um dashboard está atrelada à escolha das métricas e indicadores, mas vai muito além disso.

Cada bloco criado precisa ter sua conexão com o próximo pra que não haja desencontro de informações. Como exemplo, podemos dizer no bloco do dashboard de performance do e-commerce que citamos acima, teremos outro bloco ao lado mostrando outras informações de servidor que nos ajude a manter o pleno funcionamento do e-commerce mesmo em momentos de picos.

dashboard TI

Como montar um dashboard?

O primeiro passo para montar seu dashboard é saber o objetivo que você tem em obter as informações que o painel de controle irá mostrar. Alguns como esses:

  • Acompanhar as vendas;
  • Analisar a performance da equipe de vendas – saber qual vendedor está com melhores resultados e etc;
  • Verificar a estabilidade do servidor de um site;
  • Monitorar a eficiência da compra de determinadas mídias;
  • Averiguar a performance de resultados por canal;
  • Monitorar o que estão falando de sua marca e concorrentes na web;

Encontrando os objetivos:

Para encontrar os objetivos do Dashboard, é importante responder a algumas perguntas. Para lhe auxiliar a encontrar seus objetivos, abaixo segue um quadro com perguntas básicas:

tabela criação dashboard

As possibilidades são infinitas, eu diria. Você deve definir o que quer acompanhar e o porquê do acompanhamento. Só por ter número em uma tela não é objetivo.

O segundo passo é criar um Wireframe, que é o esqueleto de seu dashboard. Você vai desenha-lo primeiro, criar possibilidades de reunir as informações, vai errar, montar várias versões até chegar a um modelo que você ache ideal. Esse passo é para não lhe deixar perdido na montagem de seu dashboard, porque se não temos algo assim, por experiência própria, digo que fica muito mais difícil e complexa a construção do seu painel de controle.

O terceiro passo é saber como transmitir essas informações. Você já decidiu como agrupar as informações e separa-las em blocos de fácil compreensão e lógica de acompanhamento dos números. Agora, definir formatos para cada informação é crucial, por isso o mínimo conhecimento de data visualization deve ser básico e essencial. Como posso transformar um bando de dados em informação útil para análises? Esse normalmente é o maior desafio. E, não se preocupe se mesmo assim você não conhece sobre data visualization, isso não irá imposstibilita-lo de criar seu dashboard.

Depois de definir métricas e indicadores, criar o wireframe e definir como mostrar essas informações chegou a hora de colocar suas ideias em prática. Vamos começar a desenhar e concretizar nosso projeto dando vida a ele.

Ferramentas para criação de dashboards

Testamos algumas ferramentas em todo esse tempo. Algumas deram certo, outras não funcionaram de acordo com o nosso objetivo e outras têm um preço elevado perto do que precisávamos e principalmente no formato que precisávamos.

É muito importante ressaltar que o recurso é apenas 20% da realização da criação do dashboard os outros 80% a responsabilidade é do responsável(eis) pelo projeto. Não fique preso ou afoito por ferramentas, se preocupando em encontrar um grande número pois isso não irá lhe ajudar, apenas lhe confundir. Lembrando que a escassez pode ser interessante principalmente no momento de projetos como esses.

Quando começamos o projeto ID control, nosso principal objetivo era eliminar os relatórios mensais, ao menos o tempo que levamos para extração dos dados e dedicar mais às análises e estudos com focos em insights para nos orientar ao máximo em relação aos dados, sem qualquer decisão intuitiva.

Como funciona na Buscar ID?

Na Buscar ID temos uma variação de “maquininhas” rodando durante todo o dia, e todo mês nós mudamos com uma nova evolução na amostragem das informações. Em Fevereiro de 2016, inauguramos internamente na Buscar o “ID Control”, nosso produto de marketing por dados, que mostra os resultados de clientes em tempo real, e já conseguimos melhorar alguns pontos de nossos processos “apenas” tendo as TVs em nossa sala para acompanhamento dos resultados.

 

Time da Buscar ID analisando o ID Control

Time da Buscar ID analisando o ID Control

A primeira versão do ID control foi testada de fevereiro de 2016 à julho de 2016. Lançamos oficialmente no ID360 nosso evento de marketing por dados realizado para 500 pessoas dia 24 de setembro de 2016.
O ID control te dá o detalhamento de informações e a possibilidade de cruzamento dos dados em diversas fontes de dados possibilitando integrar com mais de 400 ferramentas brasileiras e estrangeiras.

Você pode ter um painel de controle para os resultados de SEO, Mídia Online, Mídias sociais, Marketing por conteúdo, TI (Servidores), Inbound Marketing, Vendas e estamos criando outras possibilidades para incrementar ainda mais as possibilidades de mensurar suas ações de marketing e vendas cruzando diversos dados e criando indicadores que hoje as várias ferramentas que o mercado utiliza não entregam por padrão.

Você pode estar se perguntando: “Como posso ter o ID control com dashboards em minha empresa?” A Buscar ID oferece o serviço de criação de dashboard e, se lhe interessar, podemos conversar para explicar melhor como funciona. Converse com um de nossos consultores

Quer mais informações sobre os dashboards?
Você pode baixar o material da minha palestra no RD On The Road 2016 em BH logo abaixo:

Captura de Tela 2016-07-21 às 18.35.04
 

Fique por dentro que a segunda parte desse artigo falando especificamente das ferramentas, estará no ar semana que vem e vamos divulgar em nossa fan page no Facebook

 

Comentários

comentários

LEIA TAMBÉM

  06/12/2016     Buscar ID  

Como me apaixonei pela 3ª edição InBox

  Daniela Greco

Oi, eu sou a Dani Greco, Coordenadora de Conteúdo e vou contar pra vocês: eu não tinha ideia de como seria esse tal de InBox [ID]. Tem apenas 3 meses…

  18/11/2016     Buscar ID  

Eu ouvi inBox [ID]…?

  Daniela Greco

Sim, você escutou certinho! É hora de InBox! Antes de começarmos a falar todas aquelas coisas sobre como o InBox [ID] é super legal, contar todos os detalhes sobre esse…

analisando informacoes

  17/11/2016     Marketing por dados  

Qual a importância e como implementar a análise da dados para o crescimento do seu negócio?

  Gustavo César

Quando você pensa em análise de dados, qual imagem vem à sua mente: um nerd conferindo números e códigos que parecem indecifráveis, ou um relatório extenso, complexo e cheio de…