17/10/2016     Buscar ID  

Pesquisa inédita revela o comportamento do e-consumidor

  Daniela Greco

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Saber como pensam e que caminhos seguem os consumidores online é um grande desafio, tanto para as marcas que possuem lojas virtuais e querem aumentar suas vendas, quanto para profissionais de marketing e agências de publicidade que precisam atrair e conquistar esse público.

Pensando nisso, realizamos em parceria com o Opinion Box, empresa de soluções digitais em pesquisas de mercado e opinião, uma pesquisa inédita no Brasil que mapeou toda a jornada de compra do e-consumidor. Fomos desde o primeiro passo que eles tomam para iniciar uma pesquisa online até o momento final da compra, passando por pontos importantes como os dispositivos mais utilizados, os canais mais confiáveis, as formas de pagamento preferidas e os principais problemas enfrentados no processo de compra.

O objetivo final do trabalho foi oferecer insights para que as marcas possam tomar decisões cada vez mais estratégicas e traçar planejamentos de marketing digital baseados em dados e na opinião dos consumidores.

Os resultados

Os resultados foram compilados em um e-book que apresenta os gráficos, dados e análises da pesquisa. Além dos resultados gerais, o material oferece também as informações segmentadas por sexo, idade, classe social e hábito de compra.

O material é dividido em três partes principais. Na primeira, estuda-se o comportamento de compra do e-consumidor, como a quantidade de compras online realizadas, as formas de pagamento, as categorias mais compradas e os dispositivos utilizados.

Em uma segunda parte, a pesquisa explora a jornada de compra dos e-consumidores. Aqui, procuramos entender como os eles pesquisam produtos online, quais canais mais utilizam e o que acham de alguns recursos amplamente utilizados pelas empresas de e-commerce, como e-mail marketing, anúncios em redes sociais e remarketing. Descobrimos, por exemplo, que 37% afirmam comprar frequentemente ou às vezes após clicar em uma oferta ou promoção recebida por e-mail.

Na última parte, analisamos a diferença entre o consumidor online frequente e o esporádico e percebemos que a diferença de comportamento dos dois grupos é notável! Os consumidores frequentes, por exemplo, monitoram muito mais os preços dos produtos que vão comprar do que os consumidores esporádicos.

O estudo mostrou, claramente, que o comportamento do consumidor online é bastante específico. De acordo com os dados, 6 em cada 10 internautas começam suas pesquisas pelo Google e 58% visitam de 2 a 5 sites antes de concluir a compra.

Baixe o e-book

Quer conferir todos os resultados dessa pesquisa inédita no Brasil? Então baixe gratuitamente e-book “Jornada de Compra do E-Consumidor”, clique na imagem abaixo:

baixe-ebook-jornada-de-compra-do-e-consumidor

Comentários

comentários

LEIA TAMBÉM

  18/06/2017     Buscar ID  

O que aprendi com a Buscar ID e ID 360? Por Lucas Borges da Risü

  Rodrigo Nascimento

  Tivemos uma grande surpresa quando o Lucas Borges da Risü nos presenteou com um depoimento incrível sobre o que ele aprendeu com a Buscar ID e nossos projetos InBox ID e…

  06/12/2016     Buscar ID  

Como me apaixonei pela 3ª edição InBox

  Daniela Greco

Oi, eu sou a Dani Greco, Coordenadora de Conteúdo e vou contar pra vocês: eu não tinha ideia de como seria esse tal de InBox [ID]. Tem apenas 3 meses…

uso de smartphones

  23/11/2016     Marketing  

Por que criar uma versão mobile do seu blog?

  Rodrigo Nascimento

Não é de hoje que se ouve falar sobre a importância da era mobile. Muitas pessoas estão conectadas aos seus smartphones e tablets em busca de informações a todo minuto e…