18/06/2017     Buscar ID  

O que aprendi com a Buscar ID e ID 360? Por Lucas Borges da Risü

  Rodrigo Nascimento

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

 

Tivemos uma grande surpresa quando o Lucas Borges da Risü nos presenteou com um depoimento incrível sobre o que ele aprendeu com a Buscar ID e nossos projetos InBox ID e Id360.

Desde já gostaria muito de agradecer o Lucas pois um depoimento como esse nos faz continuar em nossa jornada e seguindo nosso propósito. Vamos ao que ele tem a dizer 🙂

Começar uma empresa digital é um grande desafio, principalmente quando você não sabe
muito sobre praticamente nada que realmente importa para um negócio digital. Quais as melhores estratégias para seu negócio, redes socais, SEO, marketing de conteúdo, ebooks, plataformas, como conquistar e engajar usuários…

Enfim, o que realmente importa para seu negócio?

Para entender como a Buscar ID ajudou bastante meu negócio, precisamos voltar um pouco no
tempo, aproximadamente dois anos atrás, em 2015. Em março de 2015 eu lancei minha empresa, a Risü, uma plataforma online que reúne grandes lojas online (Americanas, Submarino, Saraiva, Ricardo Eletro, etc), cupons de desconto (cupom de desconto Americanas, cupom de desconto Submarino) e ONGs de todo o Brasil (ActionAid, Fundação Gol de Letra, Turma do Bem).

Através de nossa tecnologia, qualquer pessoa no Brasil pode economizar e ainda doar parte do valor de suas compras para uma ONG à sua escolha. Comprar mais barato, em mais de 300 lojas e ainda fazer o bem e apoiar causas sociais.

Nosso propósito sempre foi criar algum modelo que pudesse, de fato, melhorar a sociedade que vivemos e com o tempo, acabamos recebendo vários prêmios nacionais e internacionais pela Risü.

Mas, no início, nós tomamos muita porrada para entender o que realmente funcionava na Risü. E é justamente aí que a Buscar ID entrou e ajudou a Risü a entender melhor como fazer marketing digital e marketing por dados.

Ainda em 2015, tive a oportunidade de ser selecionado para o Inbox[ID], um curso intensivo e totalmente gratuito que a BuscarID, com prazo de um fim de semana, realizado na própria sede da empresa com os especialistas da BuscarID para falar sobre marketing, dados e o futuro da comunicação.

Só para abrir um parênteses no assunto, eu nunca vi uma empresa dar seu conhecimento totalmente de graça para uma galera (até mesmo possíveis concorrentes), dentro de um mini evento extremamente bem estruturado.

Para mim, isso mostra, além de maturidade da empresa, o real propósito do porque ela está no mercado: ajudar empresas a encontrarem soluções inteligentes e, consequentemente, serem mais rentáveis.

O Inbox[ID] trouxe vários insights que pudemos aplicar dentro da Risü e, a partir daí, começamos a ter um alcance maior com nosso público, além de definir melhor nossos processos e estratégias digitais.
Nós começamos a crescer mais e, devido aos nossos resultados, fomos acelerados pelo Start-Up Chile, um dos principais programas de aceleração do mundo.

Na época, foram 84 startups selecionadas em mais de 1.500 inscrições. Nossa curva de crescimento foi fundamental para sermos selecionados.

Nós começamos a focar bastante no público de cupom de desconto e no público que se interessa por empreendedorismo social. Assim, nós conseguimos atingir dois grandes públicos potenciais da Risü e começamos a medir o percentual de retenção de cada um desses públicos, além de aprender a comunicar melhor com eles.

Em 2016, tive a oportunidade de ir ao ID360 a convite do Rodrigo Nascimento, CEO da BuscarID. Dessa vez, não foram apenas algumas pílulas de inovação e insights que recebi.

Foram bombas, daquelas bem poderosas, que muda totalmente o seu patamar de conhecimento sobre diversos assuntos.

Na palestra da Letícia Pozza, da Cappra Data Science, que estará novamente na edição do ID360 2017, comecei a compreender a necessidade de intensificar nossa análise de dados, trabalhar mais com Big data e como retirar informações altamente valiosas desses dados e transformá-los em produtos e oportunidades para aumentar nossa receita e nosso impacto, como negócio social que somos.

Na palestra do Camilo Coutinho, do Play de Prata, entendi o quão poderoso pode ser uma estratégia bem definida com influenciadores digitais, principalmente youtubers, além de começar a pensar em conteúdos em formato de vídeos e como eles poderiam fazer sentido para nossos diversos públicos.

Ainda em 2016, a Risü foi selecionada entre as 40 startups a serem aceleradas pelo SEED, principal programa de aceleração de startups do Brasil, realizado pelo governo do Estado de Minas Gerais.

Ao final do programa, a Risü foi considerada entre as 3 melhores startups do programa e ganhamos um prêmio super legal: ir ao SXSW em Austin!

Coincidentemente, o Rodrigo Nascimento da Buscar ID também estaria lá para pesquisar sobre o evento, aprender bastante e trazer muitas coisas do SXSW para o evento ID360 deste ano.

Resumindo uma história longa, o SXSW é incrível! Um dos principais eventos de tecnologia e entretenimento do mundo, com uma organização impecável e totalmente surreal. Tive a oportunidade de acompanhar o Rodrigo em algumas palestras e eventos do SXSW e, podem confiar porque vem coisa muito boa para o próximo ID360.

Se eu fosse você, não perderia jamais!

Por fim, fica aqui o meu agradecimento a toda equipe do Buscar ID. Vocês são incríveis! Continuem gerando cada vez mais valor para seus clientes, empresas parceiras e profissionais de marketing digital.

You guys ROCK!

Lucas Borges é fundador da Risü, entusiasta do empreendedorismo social e premiado como Jovem Empreendedor Social do Ano (2016) pelo Prêmio Laureate e pela International Youth Foundation.

Comentários

comentários

LEIA TAMBÉM

  06/12/2016     Buscar ID  

Como me apaixonei pela 3ª edição InBox

  Daniela Greco

Oi, eu sou a Dani Greco, Coordenadora de Conteúdo e vou contar pra vocês: eu não tinha ideia de como seria esse tal de InBox [ID]. Tem apenas 3 meses…

  18/11/2016     Buscar ID  

Eu ouvi inBox [ID]…?

  Daniela Greco

Sim, você escutou certinho! É hora de InBox! Antes de começarmos a falar todas aquelas coisas sobre como o InBox [ID] é super legal, contar todos os detalhes sobre esse…

  17/10/2016     Buscar ID  

Pesquisa inédita revela o comportamento do e-consumidor

  Daniela Greco

Saber como pensam e que caminhos seguem os consumidores online é um grande desafio, tanto para as marcas que possuem lojas virtuais e querem aumentar suas vendas, quanto para profissionais…