Pesquisas de mercado funcionam como um mapa para empreendedores. Sem ele, a caminhada fica pior do que estar perdido em uma floresta. Geograficamente, ainda é possível se guiar observando o sol, a direção dos rios e outros sinais. Mas em gestão não funciona da mesma maneira, influenciando, inclusive, o seu ROI.
O mercado é o ambiente em que os negócios acontecem. Se você o conhece, pode agir com mais segurança e assertividade. Ainda assim, muitos empreendedores não acreditam em pesquisas. É comum, por exemplo, citar erros nas especulações eleitorais como justificativa.
Acontece que esses levantamentos trabalham com a intenção de voto (algo que ainda não aconteceu e pode mudar), além de estarem sujeitos a interesses de candidatos e partidos. Já as pesquisas de mercado trabalham com a observação e investigação de fatos. Por isso, você precisa entender como funcionam as principais delas, que são:
1. Pesquisas de mercado de instituições
Algumas entidades como o Sebrae e as federações de indústria fazem pesquisas periódicas sobre o mercado. Algumas delas são voltadas para segmentos específicos e buscam entender, por exemplo, os hábitos do consumidor, tendências de mercado e desempenho da economia.
Tais levantamentos são muito importantes porque são inviáveis para a maioria das empresas. Como são abrangentes, sai caro efetuá-los de forma independente. Com base neles, é possível saber detalhes como o tamanho do mercado, perspectivas de crescimento, tendências de consumo e sobre oportunidades que pode aproveitar.
2. State of Inbound
Essa é uma pesquisa realizada pela HubSpot, uma referência em inbound, que é o modelo mais adotado pela maioria das startups que trabalham com equipes de venda interna. O estudo levanta informações globais sobre:
- desafios do marketing e das vendas;
- resultados de inbound;
- previsões;
- resultados de marketing (alinhamento entre marketing e vendas).
3. Content Trends
Como essa é uma pesquisa desenvolvida pela Rock Content, um ícone nacional da produção de publicações, os dados são relativos ao mercado nacional. Considerando que o marketing de conteúdo é uma das principais tendências atuais, o levantamento traz informações relevantes para quem quer atrair público utilizando essa estratégia. Basicamente, você vai conhecer:
- resultados alcançados no Brasil e nível de adoção do marketing de conteúdo;
- melhores práticas adotadas;
- previsões de investimento na estratégia;
- informações sobre como as empresas estruturam a área comercial.
4. State of Marketing
A Salesforce, que realiza a pesquisa, é fornecedora de um dos mais conhecidos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Por isso, quando se trata de vendas, produz um material muito rico e confiável.
Apesar de ser um levantamento global, também é possível consultar dados específicos sobre o Brasil. Dentre eles:
- investimentos em tecnologia de marketing;
- melhores e mais adotadas práticas de e-mail marketing;
- impacto do uso de ferramentas de vendas e marketing;
- panorama de ações mobile.
A empresa também realiza a State of Sales, pesquisa mais voltada para as vendas, incluindo tendências e previsões para o futuro.
5. Inside Sales Benchmark Brasil
A Meetime traz dados importantes sobre o modelo de vendas remotas no Brasil. Dentre eles:
- tendências de estruturação e treinamento;
- ciclo de vendas médio;
- elaboração e alcance de metas;
- salários e políticas de comissionamento;
- uso e impacto da adoção tecnológica.
Essas são as pesquisas de mercado que consideramos mais importantes. Mas você ainda pode encontrar dados sobre: tecnologia; adoção e tendências das redes sociais; resultados de e-mail marketing; e outros segmentos de negócio. Em conjunto com informações levantadas sobre seu público e o índice de satisfação de seus clientes, você vai conseguir um direcionamento muito melhor de suas ações.
Agora, deixe um comentário nesta postagem. Pode ser uma dúvida, o relato de uma experiência com pesquisas, ou uma opinião. O importante é trocar informações sobre o tema.