Você já parou para pensar em como a era de evolução das tecnologias digitais tem afetado as nossas vidas?
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman dizia que os avanços tecnológicos, a globalização, o distanciamento afetivo e a hipervalorizarão do dinheiro são características da nossa sociedade predominantemente individualista e marcada pela rapidez.
Mas, Rafa o que isso tem haver com as ferramentas de SEO? Calma, vou explicar.
É que apesar de sustentar um lado negativo, as tecnologias possibilitam avanços incríveis e são as ferramentas criadas por essas tecnologias que nos orientaram de forma rápida e prática no nosso dia a dia.
No post de hoje vou contar sobre as principais ferramentas de SEO que usamos no dia a dia da Buscar.
Ferramentas de SEO
Prefiro acreditar que mesmo cercados de tantas tecnologias, nada é capaz de substituir a mente humana. Precisamos lembrar que as ferramentas são apenas capazes de nos orientar, a interpretação e o que faremos com esses dados e informações devem ser realizada por nós, seres humaninhos.
Nesse post, eu desconsiderei as ferramentas do Google, como Search Console e Google Analytics, pois as considero indispensáveis e falaremos delas mais detalhadamente em outros posts.
SEMrush
O SEMrush provavelmente é uma das ferramentas mais recomendadas do mercado. Na pesquisa SEO Trends 2017 realizada pela Rock Content, o SEMrush apareceu como segunda ferramenta mais utilizadas pelos profissionais de SEO.
Todo esse amor é porque ela integra diversas funcionalidades importantes para um trabalho de SEO o que a torna bastante atrativa. Entre as principais estão: análise da concorrência, pesquisa de palavras-chave e análise de backlinks.
Como usar o SEMrush para pesquisa de palavra-chave
Fazer uma pesquisa de palavra-chave pelo SEMrush é bem fácil. Se você não tiver assinatura, não tem problema, vamos testar juntos utilizando a versão gratuita.
- Acesse o site: https://pt.semrush.com/
- Em seguida, na caixa de busca coloque a palavra-chave desejada e selecione o país Brasil.
- Na página seguinte, você verá uma visão geral sobre essa palavra-chave.
Na primeira dobra temos informações importantes como tendência, volume de buscas relacionadas a essa palavra-chave e o número de resultados para esse termo. No caso de Ferramentas de SEO, há uma estimativa de 140 buscas mensais e 566.000 resultados.
Na segunda dobra, temos dois relatórios importantes. O de palavras-chave de correspondência e o de palavras-chave relacionadas. Você pode visualizar as informações completas de cada um clicando em visualizar relatório completo.
Ao clicar em visualizar o relatório completo, você verá algo como:
As colunas mais importantes para os profissionais de SEO são:
Volume – Volume de busca da palavra-chave. É calculada pelo SEMrush baseando-se nos últimos 12 meses.
KD – Estimativa de dificuldade para se classificar na busca orgânica com uma boa posição. Quanto maior a porcentagem, maior a dificuldade.
Resultados – O número total de resultados orgânicos retornados para a palavra-chave.
Tendência – Exibe o volume de pesquisa para essa palavra-chave nos últimos 12 meses.
SERP – Uma página instantânea da SERP (resultados dos mecanismos de pesquisa) para a palavra-chave.
Com essas informações, você consegue analisar quais palavras-chave têm um alto volume de busca e poucos resultados na busca orgânica, por exemplo. Certamente ficará mais fácil escolher qual palavra-chave utilizar no seu projeto.
SEMrush no Brasil
A ferramenta possui uma versão em português o que facilita o entendimento das suas funcionalidades. A interface é bem simples e todos os itens tem um ícone de informação.
O SEMrush possui uma versão gratuita, porém bem limitada. Os planos mensais da versão paga variam entre $99 e $399,95.
Xenu Link Sleuth
Aqui na Buscar o Xenu está sempre presente em nossos projetos.
Essa maravilha te entrega uma listagem completa de todas as URL’s do seu site, links quebrados, tamanho das páginas e imagens, tags com títulos duplicados e ausentes e imagens sem atributo alt.
A ferramenta é gratuita e você pode fazer o download dela no site: http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html
Kraken
Eu conheci o Kraken aqui na Buscar ID e agora eu não largo mais. A ferramenta é um poderoso compressor de imagens e possui funcionalidades que permitem compactar a imagem sem reduzir a qualidade dela.
Você já deve saber que a otimização de imagens é um fator relevante em SEO. Afinal, elas podem impactar diretamente no tempo de carregamento do site.
O que você precisa lembrar é que quanto maior a qualidade da imagem, maior será o seu tamanho e mais lento será o tempo de carregamento da página e a ideia de compactar as imagens é exatamente essa: melhorar o tempo de carregamento do site e o Kraken pode ser um aliado perfeito nessa jornada.
A ferramenta possui planos mensais e anuais. Há uma versão gratuita da ferramenta no qual você pode otimizar imagens com limite de 1MB.
Bônus: Como otimizar imagens e melhorar o tempo de carregamento do site
Imagem sugestão: https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/website-speed-loading-time-icon-isolated-518700556?src=EDO2NQNG9C2RmRfkJfdRew-1-2
- Acesse o site: https://kraken.io/web-interface
- Se você acessar pela versão gratuita, perceberá que no primeiro campo você só terá a opção de file uploader. Nessa opção você irá fazer o upload das imagens do seu computador.
- No segundo campo você terá três opções de modo de otimização para escolher, são elas:
Lossy: Nesse modo a otimização das imagens é maior, mas a qualidade da imagem pode ser prejudicada.
Lossless: É o modo mais recomendado. Esse modo reduz o tamanho da imagem e mantém a qualidade da imagem.
Expert: A modo expert é indicada para usuários que já estão familiarizados com o processamento e otimização de imagens. Utilizando este modo, você pode definir diferentes níveis de qualidade para a otimização de JPEG e PNG.
- Após selecionar o modo de otimização, clique ou arraste suas imagens para a caixa destacada em vermelho abaixo:
- Após o upload, as imagens serão compactadas. O Kraken apresenta um pequeno relatório exibindo o quanto cada imagem foi compactada.
- Você pode fazer o download de cada arquivo separadamente ou baixar todas em zip ou salvar em seu Dropbox. Depois disso, é só subir novamente as imagens para o seu site.
Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar qual ferramenta não pode faltar para o seu projeto!